Perguntas Frequentes
São dados que podem ser livremente acessados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. A Universidade Federal de Uberlândia tem um conjunto de dados em sua posse que podem ser abertos, com o objetivo de disponibilizá-los à sociedade e, assim, ampliar suas ações de transparência e prestação de contas.
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal define regras para disponibilização de dados abertos governamentais no âmbito do Poder Executivo Federal. Ela é constituída por uma série de documentos normativos, de planejamento e de orientação. Os principais instrumentos que regulam a Política são o Decreto nº 8.777, de 2016, o Decreto nº 9.903, de 2019 e a Resolução nº 3, de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA). O órgão responsável pela gestão e monitoramento da Política é a Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA).
Os principais objetivos da Política de Dados Abertos estão elencados no Art. 1º do Decreto nº 8.777/2016, cabendo destacar alguns deles: promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.
A obrigatoriedade do cumprimento da Política contempla os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Esses órgãos/entidades devem publicar Planos de Dados Abertos (PDAs) a cada 2 anos, conforme as orientações contidas no Decreto nº 8.777/2016 e na Resolução nº 3/2017 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA).
É o documento pelo qual a Instituição demonstra o caminho que irá percorrer para disponibilizar suas Bases de Dados para o Público. Além de exigência legal para o seu funcionamento, tal plano é uma forma da UFU de demonstrar seu compromisso com a Transparência Pública. São diversas as ações, são milhares de pessoas em sua comunidade e muito trabalho e compromisso com a sociedade que a UFU pode traduzir em números a serem acessados por todos. Essa é a essência de um órgão público tornar seus dados públicos.
Comissão do Plano de Dados Abertos do Comitê Governança Digital (CGD) da Universidade Federal de Uberlândia.
A atualização do Portal de Dados Abertos da UFU é realizada pelo setor de Ouvidoria da Instituição.
Cada conjunto de dados publicados no portal possui uma unidade responsável (descrita no Plano de Dados Abertos (PDA)) por repassar as devidas informações ao Setor de Ouvidoria que realiza a inserção dos mesmos no Portal.
Este portal contém apenas a catalogação dos dados abertos de fácil acesso para manipulação, consulta.
O portal de Dados Abertos está em constante atualização e novos dados serão liberados periodicamente conforme descrito no Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição disponibilizado em Sobre o Portal localizado no canto superior deste portal (https://dados.ufu.br/sobre-o-portal). Para sugerir a abertura de novos conjuntos de dados acesse o “Fale conosco” e nos envie sua sugestão mas, caso necessite com brevidade pode realizar a solicitação na plataforma Fala.BR https://falabr.cgu.gov.br/ no ícone de “Acesso à Informação”.
Para registrar um problema sobre um conjunto de dados do portal basta acessar o Fale conosco ou você pode entrar diretamente na plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/), criar seu login e registrar uma manifestação do tipo "Reclamação" direcionada a Universidade Federal de Uberlândia, mencionando o problema.